Home > Sindicato dos Trabalhadores Rurais > SEMENTES CRIOULAS

SEMENTES CRIOULAS

Sindicato dos Trabalhadores Rurais - 5 de outubro de 2020

Por: LUCINEIA LAURETT

Você já parou para refletir sobre como seria se um vírus viesse e de repente ficássemos sem nossas sementes? Sem nossos adubos e equipamentos para uso na agricultura? Um vírus que parasse tudo e todos na roça? Como seria acordar e não ter o que plantar? O que molhar? O que colher? E se a mata acabasse? E se as águas do rio secassem? E se os animais morressem e as plantas e tudo queimasse? O que faríamos? E se tudo fosse puro asfalto e concreto? Como seria sem pássaros no céu, sem bichos e plantas, sem nada? De que adiantaria a vida? Fechemos os nossos olhos… e respiremos profundamente! Olhemos tudo o que temos agora e num gesto de amor, com profunda gratidão, simplesmente agradeçamos a tudo o que vier ao pensamento e sintamos a alegria e a liberdade de ser agricultor, de ter a permissão de plantar e produzir!

Em agosto e setembro o nosso sindicato visitou e agradeceu pessoalmente aos agricultores associados pela sua ação, tão linda e nobre, de guardar sementes locais. Sementes que têm história: de vida de pessoas que ajudaram a construir nosso lugar; que preserva a sabedoria antiga, as práticas sustentáveis de conservação e de toda a energia contida na grandeza de ser um guardião ou guardiã de sementes!

O Senhor Henrique G. Lourenço Friedrich, sua filha Zulmira Friedrich Gehring, da localidade de Rio Sabino, Elvira Dettmann Gehring e esposo Fredolino Dettmann de Alto Rio Plantoje e Henrique Schroeder e Renilda Schulz Schroeder de Rio do Queijo e o senhor Florêncio Ludtke de Córrego Simão, mostrados nas fotos, são agricultores que representam todos os guardiões e guardiãs espalhados pelo nosso município, multiplicadores do saber da ancestralidade da nossa cultura pomerana passado de pais para filhos.

Este ato de ser um guardião das sementes precisa ser preservado e mantido, guardando as memórias de um povo e sua grandeza, de lavrar a terra e de conhecer as sementes e suas histórias! Valorizar nossa cultura, nossas sementes, nossa água, nossa Terra! Agricultura Familiar de Santa Maria de Jetibá – Espírito Santo – Brasil. Cultura Pomerana de raiz e de alma!

Milho branco, muito utilizado para o brot de milho; milho amarelo comum e milho colorido.

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
CCIR E ITR DOCUMENTOS ESSENCIAIS DA PROPRIEDADE RURAL
Agronegócio
CCIR E ITR DOCUMENTOS ESSENCIAIS DA PROPRIEDADE RURAL7 de agosto de 2023
Natal...Tempo de Paz e Reflexão!
Cultura
Natal...Tempo de Paz e Reflexão!23 de dezembro de 2022
A ARTE E A CULTURA POMERANA
Sindicato dos trabalhadores rurais
A ARTE E A CULTURA POMERANA 21 de novembro de 2022
A Agricultura Familiar tem voz e tem voto!  Queremos que a nossa voz e  voto  sejam honrados!   Ação em Movimento com o Sindicato!
Política
A Agricultura Familiar tem voz e tem voto! Queremos que a nossa voz e...21 de novembro de 2022