Home > Coluna Pedagógica > Você cita os autores e ilustradores dos livros?

Você cita os autores e ilustradores dos livros?

Coluna Pedagógica - 5 de dezembro de 2020

*Por: Elânia Casagrande *

A primeira infância é um momento único de desenvolvimento na vida da criança e, entre as habilidades que precisam ser estimuladas nessa fase, a leitura é fundamental. Não falamos de leitura de palavras, mas, como dizia Freire, de leitura de mundo. O contato com os livros, o seu manuseio, a leitura de imagens, a contação de história pela criança são imprescindíveis. Agora, mais do que isso, desejamos chamar a atenção é para o quanto – nos momentos de leitura com seu filho, ou estudante – você tem citado o nome do autor, do ilustrador e, por que não, da editora da obra? É fundamental dialogar com a criança sobre a autoria do livro. Alguém que, com seu poder de imaginação e criatividade, conseguiu elaborar a história… E garantir que ela também é capaz de criar, contar ou escrever histórias! Inclusive deve-se instigar a criança a criar!

Já pensou em fazer um livro com as histórias inventadas pelo seu filho… ou até da turma da escola?

Além das palavras, as imagens lindas do livro também tiveram um criador: o ilustrador, peça fundamental nos livros infantis! E o livro tem uma editora! É ela que publica as obras e as faz chegar até nós! Quantas pessoas envolvidas no processo “de fazer um livro, não?! Então, em um mercado cada vez mais digital, preservar a cultura do livro impresso é uma jornada desafiadora. Ser autor e ilustrador de livros, especialmente infantis, é produzir encantamento nas crianças e adultos. É permitir que a magia entre em nossos lares, escolas e mentes! Valorizar o livro e a leitura, é reconhecer o trabalho desses profissionais; é contribuir para a formação de crianças reflexivas, questionadoras, humanas e capazes de criar!

Os livros trazem impresso o contato da empresa editora. Por que não escrever para esses profissionais sobre aquela história tão lida em casa, ou na escola, para eles saberem dos sentimentos que a sua leitura produziu? Vamos escrever?

“Eu quero desaprender para aprender de novo. Raspar as tintas com que me pintaram. Desencaixotar emoções, recuperar sentidos.” Rubem Alves

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas: